Seja bem-vindo
Colorado do Oeste,24/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Islândia aciona a polícia após turistas tentarem se aproximar de lava durante erupção vulcânica

g1.globo.com
Islândia aciona a polícia após turistas tentarem se aproximar de lava durante erupção vulcânica


De acordo com a imprensa local, grupo de estrangeiros chegou muito perto de área considerada perigosa. Polícia afirmou que caso parece ser isolado. Vulcão entra em erupção na Islândia
As autoridades da Islândia precisaram acionar a polícia para evitar que turistas se aproximassem da lava expelida de uma erupção vulcânica que está em andamento desde a noite de quarta-feira (20). As informações são da emissora estatal RÚV.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O vulcão fica na península de Reykjanes, a cerca de 30 km da capital da Islândia, e entrou em erupção pela décima vez nos últimos três anos. O fenômeno acontece por meio de fissuras no solo.
Nesta quinta-feira (21), segundo a RÚV, um grupo de turistas estrangeiros se aproximou da lava. Um deles foi flagrado chutando um pedaço de rocha que havia acabado de se solidificar.
Alguns turistas ouvidos pela emissora estatal afirmaram que não perceberam os bloqueios das autoridades e que apenas seguiram um mapa para chegar o mais perto possível da erupção.
A polícia afirmou que está monitorando o andamento da erupção e que, apesar de alguns turistas terem se aproximado de áreas perigosas, o caso parece ter sido isolado.
“É claro que nós, como Serviço de Defesa Nacional, pedimos às pessoas que não coloquem os socorristas na posição de terem de estar presentes porque é imprevisível o que pode acontecer", disse Hjördís Guðmundsdóttir, diretora de comunicações da Agência de Defesa Nacional.
A Islândia, que tem cerca de 400 mil habitantes, está localizada em uma falha entre as placas tectônicas Eurasiana e Norte-Americana. Isso torna a região um ponto sismicamente ativo, com gêiseres, fontes termais e dezenas de vulcões.
As erupções em Reykjanes não afetam diretamente a capital Reykjavik. Por outro lado, a cidade pesqueira de Grindavik, que abrigava quase 4 mil moradores, foi evacuada em dezembro de 2023. Até hoje, por causa da ameaça vulcânica, a região está deserta.
Cientistas alertam que Reykjanes provavelmente enfrentará erupções vulcânicas repetidas pelas próximas décadas ou até séculos.
LEIA TAMBÉM
Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
Matt Gaetz, acusado de participar de esquema de tráfico sexual e apontado como procurador-geral por Trump, desiste do cargo
'Relógio começa a correr': Indiciamento de Bolsonaro repercute na imprensa internacional
Turistas se aproximaram de lava durante erupção vulcânica na Islândia
Ragnar Visage/RÚV
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.