Divulgação do gabarito oficial do Enem deve ser antecipada
Ao todo, 4,3 milhões estavam inscritos. Gabarito oficial deve ser antecipado e divulgado nesta semana, segundo ministro da Educação. Enem 2024, 2ºdia
Mateus Santos/g1
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que inicialmente estava previsto para 20 de novembro no edital, deve ser antecipado para esta semana. "O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ainda vai dizer na segunda-feira o dia certo da semana", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Já o resultado com as notas individuais deve ficar disponível para os participantes a partir de 13 de janeiro de 2025. Não houve alteração nesta parte do cronograma.
A informação sobre uma nova data para o gabarito oficial foi divulgada durante um balanço do Enem 2024. Segundo o Inep, neste segundo dia de prova a taxa de abstenção deles foi de 30,6%. Ao todo, 69,4% dos 4.325.960 de estudantes inscritos fizeram a segunda etapa do Enem.
A aplicação do exame foi encerrada às 18h30 sem incidentes. "Não houve prejuízo no local de aplicação de prova. Não houve motivo para cancelamento em nenhum local de aplicação da prova", disse o ministro.
GABARITO DO ENEM: confira as respostas extraoficiais
Enem 2024: 2º dia tem questões sobre vacina contra a covid, reportagem do g1 sobre pererecas e tirinhas
De acordo com o balanço do Inep houve, neste segundo dia de prova:
eliminação de 1.925 participantes
1.037 ocorrências logísticas
👉 Veja aqui o balanço do primeiro dia do Enem, no último domingo (3).
No ano passado, 71,9% dos 3,9 milhões de alunos inscritos fizeram a prova e 28,1% se ausentaram. Em 2022, foram confirmadas 3,4 milhões de inscrições e abstenção de 28,3%.
👉 Para 2025, o ministro da Educação, Camilo Santana, solicitou ao Inep, até maio, o estudo de duas mudanças:
Enem pode servir como certificação de conclusão do ensino médio dos estudantes com 18 ou mais
Convergência da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com a prova do Enem
Para que serve o Enem❓
O Enem serve como ingresso para universidades e institutos públicos e privados. É realizado por estudantes ao término da educação básica.
O Enem pode ser critério único ou complementar dos processos seletivos e também para acesso, por exemplo, ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados do exame Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas.
Enem 2024: o que caiu no 2° dia de prova de matemática e ciências da natureza
COMENTÁRIOS