Multihospital inicia realização de cirurgias para correção da catarata

A sala cirúrgica tem capacidade de realizar até 30 cirurgias por dia. Desde o dia 24 de janeiro, o Multihospital de Florianópolis está realizando cirurgias para correção da catarata. O procedimento é considerado um dos mais seguros na área oftalmológica e busca a melhora da visão, evitando a progressão para cegueira. A intervenção está disponível para todos os pacientes atendidos na unidade que necessitarem do encaminhamento cirúrgico.
Segundo a Secretaria de Saúde de Florianópolis, dentro do Multihospital há toda a linha de cuidado oftalmológico. Dessa forma, o paciente que entra para uma consulta de oftalmologia pode solicitar e receber óculos por meio da Ótica Pública e, em casos mais delicados, pode fazer o procedimento operatório. A resolução dos casos de catarata está dentro dessa dinâmica do cuidado.
Capacidade e expectativa de atendimento
A unidade tem capacidade para realizar uma média de 30 cirurgias diárias de facoemulsificação, procedimento que remove a opacidade causada pela catarata na lente natural do olho e a substitui por uma lente artificial. Com esse ritmo de atendimento, a expectativa é zerar a fila de espera pelo procedimento em até três meses, beneficiando cerca de 900 pacientes que aguardam a cirurgia.
Além da facoemulsificação, outras intervenções oftalmológicas também estarão disponíveis no Multihospital, como a capsulotomia yag laser, um procedimento adicional que pode ser necessário em alguns casos.
Segurança e benefícios do procedimento
A cirurgia de catarata é realizada por um oftalmologista cirurgião em regime ambulatorial, ou seja, sem a necessidade de internação prolongada. Isso permite uma recuperação mais rápida e eficiente para os pacientes.
Segundo a Secretaria de Saúde de Florianópolis, trata-se de um procedimento que possibilita uma melhora significativa aos pacientes que já têm algum tipo de comprometimento visual, uma vez que passam a ter uma melhor qualidade de vida, enxergando melhor. Ressalta-se que é uma doença que tem solução, principalmente quando tratada corretamente e em tempo hábil.
A realização da cirurgia para a correção de catarata é um passo importante na amplificação dos serviços oftalmológicos na capital catarinense, garantindo acesso a tratamentos eficazes para a população e reforçando o compromisso da Prefeitura de Florianópolis com a saúde pública.
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no G1.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, no G1.
COMENTÁRIOS