Seja bem-vindo
Colorado do Oeste,21/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Estudante com paralisia aprovado na UFSCar visita campus e se emociona: 'Ai, meu coração'

g1.globo.com
Estudante com paralisia aprovado na UFSCar visita campus e se emociona: 'Ai, meu coração'


Guilherme Isaque de Souza Ferreira, de 18 anos, vai cursar ciências sociais e visitou universidade na terça-feira (18) com a mãe. Família é de São Paulo. Jovem com paralisia aprovado na UFSCar visita campus e se emociona em São Carlos
Um misto de euforia, celebração e alegria tomou conta do estudante Guilherme Isaque de Souza Ferreira, de 18 anos, ao conhecer a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na terça-feira (18). (Veja vídeo acima).
O jovem, que tem paralisia cerebral, foi aprovado em segundo lugar em ciências sociais na universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e viralizou na internet ao celebrar a conquista ao ver o nome na lista no começo do mês.
Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
“Ai, meu coração, ai, meu Deus do céu, é a UFSCar. Olha a placa, olha a placa", disse o jovem ao chegar próximo a rotatória da universidade.
RELEMBRE: Jovem com paralisia cerebral é aprovado na UFSCar, e vídeo de comemoração viraliza; ASSISTA
Guilherme Isaque de Souza Ferreira, de 18 anos, tem paralisia cerebral e passou em 2º lugar em ciências sociais na UFSCar pelo Sisu
Arquivo pessoal
Agora o empenho nos estudos e o sonho de entrar em uma faculdade se tornou realidade e o estudante está radiante.
O jovem disse que escolheu o curso por ser envolvido na questão das lutas sociais e, principalmente, pelos direitos das pessoas com deficiência.
"Estou muito feliz. Eu não quero mais voltar para São Paulo, quero ficar aqui. A sala de aula é bem legal, amei tudo”, contou.
Apoios
O estudante mora na região do Brás, no Centro de São Paulo, e aguarda uma vaga na moradia da UFSCar para se mudar definitivamente para São Carlos.
Guilherme veio acompanhado da mãe Zilmar Lima de Souza Ferreira, de 46 anos, e de vizinhos que trouxeram a família para conhecer a universidade.
Jovem com paralisia cerebral é aprovado em 2º lugar na UFSCar
Veteranos fizeram um “tour” com o calouro pela universidade e, a cada passo, a satisfação e alegria era aparente. Emocionada, a mãe contou que está feliz com a conquista, e agradeceu a disponibilidade dos vizinhos e recepção dos estudantes.
"É emoção demais, muita novidade e muita mudança. Ele está ansioso e quase pulou do carro na chegada da universidade. Os nossos vizinhos que nos trouxeram, eles se disponibilizaram e um deles até pediu o dia de folga no trabalho pra vir com a gente. É muito gratificante”, disse em meio às lágrimas.
Mas para Guilherme permanecer na universidade, ele depende da vaga na moradia. “A assistente social já falou que primeiramente vamos ficar na fila de espera para ver a moradia, e se não conseguir, não sei o que vai acontecer, porque ele vai ter que estudar, queremos que ele conclua o curso”, comentou.
Guilherme Isaque de Souza Ferreira, de 18 anos, foi aprovado no vestibular da UFSCar em São Carlos (SP)
Arquivo pessoal
Desafios
Apesar de toda felicidade, a mãe também comentou da preocupação neste momento, já que ela procura um emprego em São Carlos para acompanhar o filho e dar todo o apoio necessário nos primeiros passos rumo à independência.
“Ele nunca ficou longe da gente e agora são outras convivências. Eu quero ficar perto dele e acompanhar essa transição, mas preciso de um emprego na cidade para permanecer perto dele. Eu cozinho, faço faxina, sou babá e diarista”, disse.
Em casa, a família costuma deixar a marmita pronta para Guilherme, pois ele ainda não tem a habilidade de se servir sozinho.
“Foi difícil na hora da alimentação aqui hoje, ele não conseguiu se servir direito e quase o prato caiu da mão. São vários desafios, só queria saber se de noite ele vai tá bem, e ver o meu filho. Não vamos ter condição de vir toda semana pra cá e ele ir toda semana pra lá”, contou.
O estudante também disse que está preocupado com a mãe, mas se sente pronto para criar autonomia.
“Deixar minha mãe em SP me deixa preocupado, mas eu queria muito passar na faculdade, e já morei por 18 anos na minha casa, e ao mesmo tempo eu sei que mudar para uma nova rotina é complicado. Mas meu sonho sempre foi ter autonomia, isso sempre me pegou muito”, concluiu.
As aulas na UFSCar para o primeiro semestre de 2025 estão previstas para o dia 24 de março com a semana da calourada.
Veteranos da UFSCar recepcionaram o calouro Guilherme Isaque na UFSCar em São Carlos
Arquivo pessoal
Relembre a história
No dia 26 de janeiro, Guilherme aguardava o resultado do Sisu, mas a divulgação ocorreu um dia depois, o que gerou mais expectativa no estudante.
Ansioso, ele disse que mal conseguiu dormir e na manhã de segunda-feira (27), e não desgrudava do celular. Quando viu o nome no resultado dos aprovados pensou que era fake news.
A reação entusiasmada foi filmada pela mãe, Zilma, que compartilhou o vídeo nas redes sociais e teve milhares de visualizações.
A mãe ficou surpresa e tomou um susto porque não sabia que o filho tinha feito inscrição no vestibular da UFSCar. Zilmar tem outro filho de 27 anos formado em biomedicina.
Paralisia cerebral
Segundo Zilmar, a paralisia cerebral de Guilherme aconteceu em decorrência da demora no parto e negligência do médico. “Foi um processo bem longo, a vida dele não foi fácil. Eu falei para ele: filho, você já nasceu lutando para viver", disse em entrevista ao g1 no início de fevereiro.
Durante 12 anos, Guilherme passou por atendimento especializado na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), na unidade da Mooca, na Zona Leste.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.