Conheça a primeira advogada trans de Rondônia com nome incluído na OAB

Valentina Franco, de 33 anos, cresceu na zona rural de Nova Mamoré (RO) e se mudou para Porto Velho quando sentiu a necessidade de mudar de vida. Lutar pelos direitos das mulheres trans se tornou mais uma das missões de sua carreira. Valentina Franco
Valentina Franco
Após 33 anos lutando pelos direitos dos outros, chegou a hora de conquistar o seu próprio. Valentina Franco se tornou a primeira advogada trans de Rondônia a ter o nome incluído na carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). "Ser mulher não é fácil, mas tornar-se mulher é ainda mais difícil".
Esse título, além de ficar marcado na história da advocacia, me dá a missão de lutar para que outras mulheres, assim como eu, também consigam realizar seus sonhos", comenta.
📲 Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
A entrega e assinatura do documento foram feitas pelo presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, na última semana. Segundo ele, defender as liberdades é um dos fundamentos da entidade, principalmente quando se trata da vontade de viver quem se é.
"A Dra. Valentina é uma profissional de grande talento, que tem transformado muitas vidas com o exercício da advocacia e que agora se torna esse grande símbolo de liberdade'", disse o presidente da OAB.
Trajetória de vida
Nascida e criada na zona rural de Nova Mamoré (RO), Valentina luta por igualdade e respeito desde criança. Aos 9 anos, brigou para que o ônibus escolar pudesse chegar até onde morava, pois ela, junto a vários colegas, acordava de madrugada e caminhava 5 km até a escola.
Na juventude, decidiu deixar a cidade quando sentiu que sua força e coragem eram necessárias em outras batalhas. Aos 22 anos, chegou a Porto Velho com o sonho de lutar pelos direitos dos rondonienses que, assim como ela, precisavam de voz dentro dos espaços públicos.
Para realizar esse desejo, especializou-se em diversas áreas e atuou em quase todos os campos da advocacia, acumulando experiência e prática em gestão pública. Possui um MBA em Gestão de Instituições Públicas pelo Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e uma especialização em Direito Público, Contratos e Licitações.
Já realizada na carreira profissional, Valentina ainda vivia com o desejo de, como um rio que deságua no mar, seguir sua correnteza natural e alcançar a liberdade que sempre almejou. Aos 33 anos, Valentina Franco externou sua identidade e renasceu como a mulher que sempre foi, mas que escondeu por muito tempo.
"Sinto que agora não tenho medo de nada. Engoli meu antigo 'eu', onde fui seca, e hoje sou oceano, disposta a lutar e nunca desistir. Apesar da minha característica biológica, meus pensamentos, atração, voz e desejos sempre foram de uma mulher, e agora posso, de fato, ser quem sou", conclui Valentina Franco.
LEIA TAMBÉM:
Entenda como rebanho de búfalos invasores cresceu 138 vezes em 70 anos e virou alvo de ação judicial milionária em Rondônia
Caso Nathaly e Rhadassa: gêmeas siamesas apresentam quadro de saúde delicado, diz médico
Valentina não é a única a conquistar o direito de ter sua verdadeira identidade reconhecida. Em 2022, Dionísio Descry se tornou o primeiro advogado trans de Rondônia a ter o nome social incluído na carteira da OAB.
Foi como a retirada de uma 'máscara', a retirada de um personagem. A partir de agora eu posso me apresentar de forma genuína e íntegra como eu mesmo”, comentou Dionísio na época.
Dionísio Descry, advogado
Reprodução/Redes Sociais
Veja notícias de Rondônia:
COMENTÁRIOS